sabem, o pior de tudo não é a bizarrice de existir um "dia de Lavar as Mãos". É a necessidade de existir um dia para explicar às pessoas como se lavar...
Notícias Bizarras é apresentado por
UN Wash Dogs
Da BBC Brasil
15 de outubro, 2008 - 12h24 GMT (09h24 Brasília)
Sanjoy Majumder
De Nova Déli para a BBC News
ONU mobiliza milhões de crianças em 'Dia de Lavar as Mãos'
As Nações Unidas esperam que milhares de crianças do sul da Ásia lavem as mãos simultaneamente nesta quarta-feira para marcar o primeiro Dia Global de Lavar as Mãos.
Na Índia, as crianças elas serão estimuladas por um dos atletas mais populares do país, o jogador de críquete Sachin Tendulkar.
Cerca de 70 países aderiram ao evento com iniciativas educativas locais, envolvendo mais de 120 milhões de crianças.
A ONU quer passar a mensagem de que este simples ato, com o uso de sabão, seja uma das formas mais eficazes de prevenir doenças como diarréia e hepatite.
Cerca de 3,5 milhões de crianças morrem todos os anos em conseqüência desses males e acredita-se que lavar as mãos com sabonete possa reduzir pela metade o número de óbitos.
Quase a metade da população do sul da Ásia não têm acesso a banheiros. Na África Subsaariana a porcentagem é 28%. Com um sistema sanitário tão precário não é de surpreender que crianças na região estejam sujeitas a contrair diarréia, hepatite e pneumonia.
'Horários críticos'
A campanha para lavar as mãos ganhou força da região de Cabul, no Afeganistão a Karachi, na Índia.
Programas de TV e rádio no Afeganistão vão transmitir mensagens reforçando a idéia. No Nepal, o novo governo maoísta está enviando mensagens por celular. No Butão, serão lançados vídeos animados feitos especialmente para a campanha com personagens locais.
"A mensagem que nós estamos realmente tentando passar é da importância de lavar as mãos corretamente, com sabão e água, nos horários críticos", disse Therese Dooley, do programa Sanitário e de Higiene da Unicef (fundo da ONU para a infância).
Ela destaca que "os horários críticos são antes de cozinhar ou preparar comida, antes de comer, depois de usar o banheiro e depois de limpar um bebê."
A ONU diz que lavar as mãos só com água não é o suficiente para prevenir doenças "porque não se tira os germes".
Segundo a Unicef, o uso de sabão para lavar as mãos, especialmente após contato com fezes, pode reduzir diarréia em 40% e infecções respiratórias em 30%. Estes males são a principal causa de óbitos infantis na Índia.
PASSO O PONTO
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário